sexta-feira, 16 de abril de 2010

Projeto 1 - Poluição Sonora e Poluição Visual

Apresentação






Data de entrega: 19/03/10

Sobre a AFFAIR

Fundados em 1990 por um grupo de estudantes recém formados a AFFAIR tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população de uma forma harmoniosa com o meio ambiente.

Sendo que este é o grande desafio da década: ”Viver de uma forma eco sustentável e ao mesmo tempo também lucrativa”.

Objetivo

O objetivo deste projeto é resolver os problemas causados pela poluição áudio visual de uma forma que não acate muitos custos e também funcione, melhorando assim a qualidade de vida da população.


O problema


Poluição Visual

Recebe o nome de poluição visual o excesso de elementos ligados a comunicação visual dispostos em lugares públicos.Também é considerado poluição visual a pichação sendo que o mesmo é considerado vandalismo e esta previsto como crime ambiental

Os problemas causados pela poluição visual são mais de caráter psicológico do que físico.

Exemplos de poluição visual:




      Amontoado de lixo em via pública.


   Anúncios em um centro comercial.


   Poluição Sonora

A poluição sonora ocorre quando o som em um determinado ambiente altera a condição normal de audição do individuo. Esse tipo de poluição tem uma particularidade em não ocorre acumulo dela no ambiente, porém causa vários danos tanto de caráter físico quanto psicológico.


Ambos tipos de poluição tiveram o agravamento a partir do Capitalismo em que o capital é visado como o mais importante fazendo assim que as empresas queiram vender mais e assim cada vez produzindo mais e mais anúncios e propagandas responsáveis diretamente por ambas poluições.












Poluição sonora causada pelo barulho de carros em uma avenida.

Metodologia

Poluição sonora

Primeiramente deve-se dividir a poluição sonora em tópicos já que são muitos e diferentes os causadores desse problema. Segue abaixo o causador do problema e uma forma de resolve-lo:

Poluição sonora causado por máquinas e motores

Incentivar a fabricação e uso de máquinas, motores, equipamentos e dispositivos com menor intensidade de ruído quando de sua utilização na indústria, veículos em geral, construção civil, utilidades domésticas, etc. através da diminuição dos impostos.

Com a diminuição de impostos esses produtos serão cada vez mais comercializados chegando assim ao consumidor final com preços mais acessíveis incentivando a população a compra- los.

Poluição sonora causada por propagandas ( com intenção).

A proibição de propagandas sonoras muito abusivas ( acima de 70 decibéis) já que afeta diretamente o direito do cidadão que não pode escolher em ouvir a propaganda ou não.

Poluição visual

Segue abaixo o causador do problema e uma forma de resolve-lo da mesma maneira anteriormente apresentada:

Poluição visual causada pelo despejo de lixo nas vias públicas e em terrenos baldios.

Ampliação do Cata-Bagulho para retirar também o entulho e ampliação da coleta seletiva para que ambos trabalhem em conjunto para que desde a retirada até os centros de reciclagem o lixo e o entulho já tenha um destino.

Poluição visual causada pela “pichação” de muros, prédios, lojas, bibliotecas, placas, monumentos e igrejas.

Criar campanhas de conscientização com a finalidade de incentivar o grafite e a criação de um projeto para restaurar o patrimônio público.

Poluição visual causada por qualquer tipo de anuncio publicitário.

A ampliação da Lei Cidade Limpa de forma que atingi-se as “fachadas”dos estabelecimentos comerciais limitando a no Maximo 20 caracteres mais o nome do estabelecimento sendo que os caracteres não podem ultrapassar ¼ do tamanho total da fachada.

Logística do projeto

Abaixo segue o problema e como cada método para resolve-lo será implantado.

Poluição sonora causado por máquinas e motores.

O incentivo através da diminuição dos impostos só irá acontecer se o produto fabricado receber um selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) que comprova que o equipamento não produz ruído até 70 decibéis.

No selo deverá constar o nome da empresa fabricante, o nome do produto e a marca do Inmetro .

Segue abaixo uma exemplificação de como seria o selo:


Os produtos serão classificados em 3 tipos sendo eles A,B ou C.

O produto de tipo A é aquele que emite até 70 decibéis.

O produto de tipo B é aquele que emite de 71 decibéis até 100 decibéis.

O produto de tipo C é aquele que emite acima de 100 decibéis.


Somente o produto de tipo A receberá o incentivo proposto.

A diminuição do imposto será de 10% do preço final.


Poluição sonora causada por propagandas ( com intenção).

A poluição sonora causada por propagandas terá um limite de no máximo 70 decibéis para evitar que o ruído emitido afete o ouvinte da propaganda.

Para impedir que isso ocorra seria necessário a implantação de um programa de Atendimento 24 horas com um número não tarifado para que a denuncia seja feita da forma mais rápida possível.

Esse programa seria denominado PCPAV ( Programa Contra a Poluição Áudio-Visual) e faria parte desse grupo uma Central de Atendimento que funcionaria das 14:30 as 01:00 de segunda a sábado, uma equipe de fiscalização e um grupo de policiais não armados para que se houver algum problema eles irão agir.

Na primeira vistoria o responsável ou dono da fonte de ruídos será avisado do problema e o que ele causa a população.

Se o problema persistir o dono ou responsável deverá pagar uma multa de 350 a 1000 reais dependendo da intensidade do ruído emitido.

Todo o dinheiro arrecadado das multas pelo PCPAV será utilizado no projeto Grafite Arte, na manutenção do próprio PCPAV e no PPB ( Proteção ao Patrimônio Público)


Poluição visual causada pelo despejo de lixo nas vias públicas e em terrenos baldios.

Esse projeto consiste na ampliação do Cata-Bagulho para que além de recolher móveis velhos possa recolher também entulho, na ampliação da coleta seletiva, no aumento de centros dos centros de reciclagem e também no aumento de garis na ruas.

Para retirar o lixo ficaria assim:

O Cata-Bagulho seria responsável pela retirada e transporte dos resíduos sólidos de grande e média proporção;

Os caminhões de lixo seriam responsáveis pela retirada dos resíduos sólidos de média proporção:

Os garis seriam responsáveis pela retirada dos resíduos sólidos de pequena proporção;

Todo material recolhido seria enviado para os centros de reciclagem para que no final do processo possam ser reutilizados.
Seriam criados mais centros de reciclagem sendo que cada seria construído estrategicamente nas áreas que produzam mais lixos.
Os terrenos baldios seriam leiloados se não aparecer o dono do terreno e o dinheiro seria utilizado no projeto Grafite Arte, na manutenção do PCPAV e no PPB ( Proteção ao Patrimônio Público).Caso apareça o dono do terreno ele deverá resolver o problema do terreno baldio de forma que não cause problemas a sociedade que vive nas proximidades, já que além de ser um causador da poluição visual, também pode ser a fonte de várias doenças.

Poluição visual causada pela “pichação” de muros, prédios, lojas, bibliotecas, placas, monumentos e igrejas.

Criação de projetos de conscientização para incentivar o grafite, já que é uma forma de arte que muitas vezes é confundida com o vandalismo (pichação), e também envolve a criação de um projeto com a finalidade de restauração do patrimônio público.
O projeto para incentivar o grafite seria realizado em escolas públicas com a finalidade de fazer com que o jovem troque o ato de “pichar” pelo grafite.


                  Logo do projeto.

O projeto não consiste apenas no jovem aprender a fazer grafite consiste também em “grafitar” áreas antes “pichadas” como muros, viadutos,etc.
Dessa forma estará havendo um combate a poluição visual.
Além disso ocorreriam eventos de grafite pela cidade para divulgar esse tipo de arte.
O projeto de restauração se chamaria PPB ( Proteção ao Patrimônio Público) e agiria da seguinte maneira:
Primeiro seria necessário a catalogação de todo patrimônio público espalhado pela cidade.
Depois o dinheiro para a restauração seria dividido entre as subprefeituras porém o PPB iria analisar qual seria a melhor forma de utilizar o dinheiro e como ele seria gasto.
Dessa forma o PPB iria garantir que o dinheiro fosse gasto de forma correta.

Poluição visual causada por qualquer tipo de anuncio publicitário.

A ampliação da Lei Cidade Limpa de forma que atingi-se as “fachadas”dos estabelecimentos comerciais limitando a no Maximo 20 caracteres mais o nome do estabelecimento sendo que os caracteres não podem ultrapassar ¼ do tamanho total da fachada.
Dessa forma iria evitar que as fachadas dos estabelecimentos comerciais ficassem muito chamativas e prejudicassem a estética da cidade.
O PCPAV ( Programa Contra a Poluição Áudio-Visual) seria o responsável pelo cumprimento dessa lei e também a aplicação da multa. O PCPAV iria funcionar da mesma maneira antes mencionada.


Aspectos Ambientais

Impactos ambientais gerados pelo problema:

Segue abaixo o problema e o impacto ambiental causado pelo mesmo.

Poluição visual causada pelo despejo de lixo nas vias públicas e em terrenos baldios.

Os resíduos lançados a céu aberto acarretam problemas de saúde pública, como proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas e ratos, etc.) e a geração de maus odores por causa da decomposição do lixo.

Qualquer forma de poluição sonora.

Toda forma de poluição sonora causa no ser humano:

Insônia(dificuldade de dormir);

Estresse;
Depressão;
Perda de audição;
Cansaço;
Queda do rendimento escolar e no trabalho;
Perda de atenção e concentração;

Esses são os problemas mais comuns causados nos seres humanos.

Qualquer forma de poluição visual.

A poluição visual afeta mais psicologicamente do que fisicamente os seres humanos, a mesma agride a sensibilidade humana e chega até a influencia mente.

Ambas poluições.

Ambas poluições causam desequilíbrio em ecossistemas próximos das fontes de poluição sonora e visual já que faz com que os animais fujam com medo do barulho ou iluminação prejudicando assim a cadeia alimentar.

Impactos Ambientais causados pelo projeto.

O principal problema ambiental gerado pelo problema é falta de um lugar adequado para o despejo de materiais não recicláveis e inorgânicos no projeto.

Solução:

Criação de aterros sanitários em encostas de forma que somente materiais não recicláveis e inorgânicos sejam enviados para essas áreas.

Criação de impostos sobre esses produtos para incentivar a produção de produtos que possam ser reciclados.

Aspectos Sociais

Aspectos das relações socioeconômicas

O Problema

Como afeta o Contratante

Com a poluição visual e sonora o Contratante irá sofrer os problemas mais comuns em uma empresa: baixa produtividade dos funcionários, stress e também a dificuldade de se concentrar para resolver problemas de grande importância dependendo da localização da empresa como, por exemplo, se uma empresa qualquer localiza-se próximo de uma área de grande movimentação de carros causando poluição sonora será mais difícil se concentrar naquela área do que em outra em que a poluição sonora é minimizada.
Uma última observação: sem ambas as poluições o contratante ganhara mais lucros já que os funcionários irão produzir mais gerando dessa maneira mais lucros.

Como afeta a população


A poluição visual e sonora tornam o dia a dia da população mais cansativo tanto fisicamente quanto psicologicamente e mais estressante.
Dessa forma a poluição visual e sonora afeta diretamente a vida da pessoa.
Uma forma simples de se perceber isso é perguntar para uma pessoa:
Em que local você gostaria de viver? E na resposta irá encontrar na maioria das vezes a palavra “bonito, calmo” que são o contrario das poluições visual e sonora.

Soluções

Como afeta o Contratante

O Contratante irá conseguir aumentar a produtividade de sua empresa já que os funcionários e até mesmo o próprio contratante não sofrerão os efeitos negativos causados por ambas poluições sendo um deles a queda de produtividade.

Como afeta a população

A população iria ter acesso ao patrimônio público não vandalizado por pichações, não sofreriam mais com os problemas causados pelas poluições sonora e visual, teriam acesso a arte (Grafite Arte), iriam ter uma convivência mais sociável já que não seriam “atingidos” pelo stress de uma forma muito significativa, e também com a diminuição de impostos a cidade iria receber um numero elevado de empresas que criariam novos empregos para a poluição porém essas novas empresas não irão causar poluição sonora.

Relações humanas

O projeto apresentado tem como uma das características o favorecimento da população seja culturalmente com Grafite Arte, com o PPB( Proteção ao Patrimônio Público), seja economicamente já que com a redução de impostos mais empresas se localizaram na cidade gerando dessa maneira empregos ou seja esteticamente com os projetos contra a poluição visual.

Dessa forma a sociedade terá problemas como a poluição sonora e visual amenizados ou até mesmo resolvidos e ao mesmo tempo estará recebendo benefícios que poderão ajudar no desenvolvimento do cidadão consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário